SOBRE MIM


Porque aprender a viver é que é o viver mesmo. (Guimarães Rosa)
“Oi pessoal! E o papo sério de hoje é…”
Eu normalmente inicio os vídeos que compartilho em meu Instagram (@operfildabarbara) dessa maneira. Mas hoje não deixa de ser um papo sério, pois o que falarei aqui não é só sério, é real. É quem eu sou e um pouco da minha história.
O que você precisa saber sobre mim é que não escondo minhas falhas, imperfeições e vulnerabilidades. Aprendi a “duras penas”. Mas o que eu também aprendi, foi valorizar e reconhecer o que tenho de melhor.
E aqui vou falar não apenas como a Psicóloga e Coach, mas a Bárbara. Sem formalidades, pois não sou assim na vida, e nem no trabalho. Sou inteira e intensa naquilo que faço. Sempre fui. Entusiasmada. Exagerada as vezes, mas sempre presando pela autenticidade e verdade. O que vou te contar é aquilo que me tornou quem sou (até hoje, afinal, a gente tá sempre mudando. Quem sabe volto aqui de tempos em tempos para atualizar!), inclusive como profissional.
Passei por uma depressão já na fase adulta, que me fez perder o sentido da vida, os sonhos, a vontade de viver. Pela minha intensidade, vivia apenas meus defeitos, sem conseguir olhar para o que tinha de bom. Meu perfeccionismo me impedia de assumir minha vulnerabilidade e falhas. Eu não me aceitava, e acredito que até aquele momento isso nunca tinha acontecido verdadeiramente. Eu não me amava, e não sabia como fazer isso. Mas eu estava cansada de me odiar e odiar a vida que tinha, o corpo que tinha, a personalidade que eu tinha. Eu falava coisas sobre mim e para mim que não tinha coragem de falar para mais ninguém.
E quando a gente chega no fim do poço, não tem mais para onde ir se não começar a olhar para cima, para a única saída. É tomar impulso e começar a gritar por auxílio. Com o apoio do meu marido e família, busquei ajuda e tratamento profissional, com psicoterapia e medicação. E com o autoconhecimento desta busca, descobri em mim muitas vertentes e necessidades de mudança interna. Fiquei cara a cara com meu perfeccionismo, minha autoexigência, minha baixa resiliência a frustração, imaturidade, falta de autorresponsabilidade e vitimismo. Não é fácil você encarar sua própria escuridão. Mas como diz a maravilhosa Brené Brown, “somente quando temos coragem suficiente para explorar a escuridão, descobrimos o poder infinito de nossa própria luz.” Eu olhei pra mim, olhei pra minha história. Precisei abafar as vozes do julgamento, do medo, da opinião dos outros sobre mim e da comparação. Foi um processo extremamente pessoal e importante na minha vida. Crescer, amadurecer, se conhecer dói. Mas é necessário.

“Abra mão da necessidade de ser perfeito para que a oportunidade seja autêntica. Seja quem você é. Ame quem você é. Os outros farão o mesmo.” (Hal Erold)
E dessa história de dor, de dias de choro, angustia e solidão, nasceu um propósito. Eu digo que nunca conheci alguém que se odiava tanto quanto eu me odiava, e hoje poder dizer que se ama, que se aceita, que é imperfeitamente real, é libertador! Por isso eu acredito que qualquer pessoa possa fazer o mesmo. Eu acredito que a mudança de olhar sobre si mesmo é possível. E que a partir disso, como consequência, o autocuidado perante sua saúde física e mental se fazer presente.
Autorresponsabilidade na tarefa de cuidar de si, da sua saúde, relações, trabalho, sonhos.
Foram tão importantes minhas vivencias, que hoje meu sonho e missão é ajudar você a passar pelo seu processo. Não igual ao meu. Mas o seu. Encarar sua história, seus quartinhos escuros, se conhecer, amar e aceitar. E fortalecer-se para cuidar de si mesmo, tanto na sua saúde mental, emocional, quanto fisica. Nosso corpo é a ponte para vivermos nossa vida, realizarmos nossos sonhos e cuidarmos daqueles que amamos. E meu desejo é inspirar você a fazer isso também!
Hoje eu cuido de mim porque me amo, e não porque me odeio.
Há 6 anos praticante de atividade física. Cuido do combustível (comida) que coloco no meu corpo, pois é a qualidade da minha alimentação que me permite ter força, vigor, vontade de realização e motivação. Meus hábitos, com a motivação correta, mudaram minha vida.
Tenho prazer em puxar um bom ferro, de me alimentar bem com “meus verdinhos”, de cuidar de mim. Amo ler e adquirir conhecimento para minha mente. Adoro cantar, ouvir música, viajar, comer e tomar um bom vinho. Minha disciplina e dedicação vem da força e vigor do meu corpo, que influencia na força da minha mente e dos meus pensamentos. Vem de crenças que reavaliei, atualizei e que de limitantes, se tornaram fortalecedoras.
Enfim, sou a Bárbara, tenho 30 anos, casada com o Diego, apaixonada por pessoas, conhecimento e aprendizado. Psicóloga Clínica, Coach de Saúde e Emagrecimento, empreendedora e palestrante. Gosto de compartilhar meu trabalho e minha rotina no Instagram @operfildabarbara. Me segue e me conheça melhor!